sexta-feira, 9 de novembro de 2018

CRÓNICA DA FAMÍLIA


- Boto prédios ao alto! É desta forma que o quim trolha se define e bem assim à profissão. Começou cedo o quim. Entrou para a escola cheio de vontade e saiu com mais vontade ainda. Trocou a segunda classe por servente de segunda e a lapiseira da sacola por um lápis atrás da orelha. Hoje o quim é uma voz respeitada no ramo da construção e todos escutam o seu conselho de mestre:
- Bota-le massa!
A mulher do quim é a sãozinha. A sãozinha é muito achacada a pontadas. Ontem começou-lhe uma num dedo, subiu-lhe pelo braço, desceu-lhe pelas costas e alojou-se-lhe nas cruzes. São um calvário as pontadas. A sãozinha até se candidatou àquele programa de desgraças da fátima lopes. Só está à espera de ter uma trombose ou de ser atropelada para cumprir os critérios mínimos de selecção.
O quim, quando vê a mulher em sofrimento, receita-lhe sempre o mesmo remédio:
- Bota-le aguardente!
O quim e a sãozinha têm um filho que é o litos. O litos é um artista plástico com indubitável vocação para a pintura. O quim acarinhou o talento do filho e pô-lo a pintar desde pequeno. As paredes das obras. Num ápice o miúdo revelou uma firme tendência para a pintura abstracta, até porque não lhe fazia tantos calos nas mãos. Sempre que termina um quadro, o litos tem todo o gosto em mostrá-lo aos pais. A sãozinha gosta de todos, estejam ao alto, de lado ou de costas, já o quim é um crítico exigente. De cada vez que vê um, diz peremptório:
- Bota-o ò lixo!
Há dias o litos apareceu em casa a dizer que era gay. Ao princípio o quim achou bem e até lhe perguntou onde ficava a igreja. Quando o filho lhe explicou que não era religião, o quim pegou nos quadros e enfiou-lhos na cabeça. Várias vezes. O litos até perdeu a cor mas o pai deu-lhe logo uma demão. Sem tinta. A sãozinha, essa teve uma grande pontada que lhe começou na parte de trás de um joelho, subiu-lhe pela perna, passou-lhe pelo rego e enfiou-se-lhe nas costelas. Ficou de todo. Com o remédio do quim, a sãozinha lá melhorou, o litos é que continua empenado. Mas há males que têm bens e o quim aproveitou o empeno para disfarçar. Diz a toda a gente que o filho anda agarrado a uma estrangeira. Não deixa de ter algum fundo de verdade o que diz, que o litos ainda não largou a canadiana.

Sem comentários:

Enviar um comentário