segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

LÉXICO DISLÉXICO

Apresentamos o novo dicionário de POLÍTICO - PORTUGUÊS destinado a todos os que pretendam aprofundar os seus conhecimentos sobre o maravilhoso universo da língua politica e, bem assim, a todos os amantes de teatro e da representação em geral:


EU, ABAIXO ASSINADO, JURO PELA MINHA HONRA... - logo que acabe esta fantochada vou tratar de dar uns valentes benefícios fiscais aos meus amigos que é para quando deslargar isto ter à minha espera empregos dos bons. Ai, ninas...


ESTOU DE CONSCIÊNCIA TOTALMENTE TRANQUILA - ò dr mas, afinal, eu pago-lhe para quê? Para você ser meu advogado e me fazer passar pelo mais puro dos inocentes ou para me deixar ir dentro pelo que fiz, ah? Ai o carago...


ESTOU, ÓBVIAMENTE, DISPONÍVEL PARA COLABORAR COM A JUSTIÇA - Tá lá, kika, vai num instante à mesinha de cabeceira do meu lado, saca os papéis todos que estão dentro da gaveta e enfia-os pela retrete abaixo. Anda depressa e não deixes lá nenhum, porra! 

- O que é que eu fiz aos que tinha aqui no escritório? Não, não tive tempo de os meter na retrete. Comi-os.


NÃO ADMITO QUE ALGUÉM PONHA EM CAUSA A MINHA HONORABILIDADE - vou fingir que fico ofendido com as acusações a ver se cola. Se não colar a seguir vou invocar que não tenho qualquer conhecimento sobre o assunto. 


NÃO TENHO QUALQUER CONHECIMENTO SOBRE O ASSUNTO - querias que eu dissesse o quê? Que andaste a adiantar rendas de um pavilhão que nunca foi construído antes de te meter aqui? Que abocanhaste uma gorda indemnização sem justificação credível? Que eras titular de contas com entradas de muito bago sem qualquer explicação? 


NÃO VEJO MOTIVO PARA SE AFIRMAR QUE HÁ INSTABILIDADE NO GOVERNO - acabem lá o estupor do questionário e ponham-nos a assiná-lo o mais depressa possível que se as demissões continuarem a este ritmo só vai sobrar a mulher da limpeza.

Sem comentários:

Enviar um comentário