quarta-feira, 29 de abril de 2020
ATÃO!
Excelentíssimos, importantíssimos, caríssimos e acima de tudo drs da bola,
Na kalidade de vastonário da ordem dos perfissinais das klakes de futevol só kero perguntar isto:
- Mas kesta cena? Kerem outra vez vola e num kerem pobo nas vankadas? E nós? Já num vasta os gajos do goberno num se lembrar da nossa klasse e num pingar kom népia e agora são bocês a kerer dar-nos o miko? Nós ke até já tinhamos nobos insultos pa xamar òs árbitos e òs gajos das klakes das outras ekipas, ké komo kem diz, pa xamarmos uns òs outros, o ké ke les fazemos? E kem paga a travalheira ke tibemos a inbentá-los, sobretudo os akavados em uta, alho, orno e ões? E komo é ke podemos ajudar na rekuperação da ekonomia ou lá ke é se num temos vilhetes pós bendermos na kandonga?
Atenção, se kerem pôr-nos fora de jogo aviso já kisto num fika assim. Nem ke tenhamos de rekorrer ò trivunal dos direitos do home ou em último kaso ó bídeo árbito.
Kim do megafone
Vastonário
domingo, 26 de abril de 2020
BENDITA, DESINFECTA-ME A MARMITA
Querido livrinho de recordações conturbadas,
Foi um susto dos grandes, digo-te eu. Quando me lembro, ainda se me tremelicam as mãos o que, parecendo que não, prejudica a caligrafia. Estava a mãezinha sossegadamente a lanchar uma orelheira de porco que tinha sobrado do almoço quando de repente aconteceu. Da primeira vez não fizemos caso, da segunda ainda deixamos passar mas à terceira tossidela da mãezinha até se nos faltou o ar. O meu miro lembrou-se do sr dr donald e foi a correr ao sousa que tem a drogaria aberta em regime de take away. Trouxe de lá litro e meio de aguarrás, um quartilho de benzovaque e uma garrafa de lixívia. Segue-se que misturamos tudo muito bem misturado e demos um clister atestado à mãezinha. Ao princípio nem teve reacção, coitadinha, mas depois começou a revirar os olhinhos, a espumar-se pela boca e nós ficamos logo descansados. É o mesmo efeito do litrinho de aguardente que lhe damos quando se lhe ferra a espondilose. A tosse desapareceu de vez. A única diferença é que agora, sempre que fala, a mãezinha bota umas bolas gasosas pela boca e pelos ouvidos mas, de resto, está bem.
O meu mirinho, esse andava impecável desde que ouviu falar que o confinamento está por dias. Como é muito organizado tratou logo de meter uns calções, uma toalhinha de praia e meia grade de mines na mochila. A seguir ouviu dizer que a bicheza podia obrigar os jovens a ir para a tropa e ficou de todo. Perdeu o apetite de tal maneira que agora só come 12 bolicaos e 3 pacotezinhos de nestum com figos ao pequeno almoço. Está um debiqueiro. Para além disso perdeu a vontade de estudar. Desde que começou a telescola ainda não fez nenhum trabalho de casa e, coitadinho, mal se põe a ver as aulas adormece logo em frente à televisão. Por este andar ainda vamos ter que lhe dar um clister igual ao da mãezinha para ele arrebitar.
Não precisas de mo dizer, livrinho, que eu sei que queres que te fale do 25 de Abril. Confesso-te que ao contrário do que pensava acabei lavada em lágrimas. Ver o sr professor dr presidente a dar comida aos pobrezinhos e a falar aos jornalistas ao mesmo tempo emocionou-me mais do que quando vi o rambo 2. Não sei se te lembras mas é aquele em que o stallone vai ao Vietname e ganha a guerra sózinho. Por acaso para aqueles lados até se pode apanhar uma bicheza quilhada mas, lá está, nada que um bom clister não limpe. Quem gostou muito do 25 de Abril foi o dick, sobretudo de ver o sr dr ventura a falar. Fartou-se de rebolar pela carpete a rir e no fim pôs-se aos saltos e a ladrar que é assim que os cães batem palmas. Por acaso eu também gosto muito de ver o sr dr ventura trabalhar e até estou convencida que se ele continuar assim ainda há-de conseguir ter mais piada que o menino toneca ou do que o próprio sr fernando mendes do preço certo.
Por ora, livrinho, por aqui me fico porque vou ter de me dedicar a outra escrita. É que já mandei 2 cartinhas ao banco a pedir o adiamento do empréstimo da nossa casa e nada. Vamos lá ver se à terceira é de vez e, sobretudo, se o banco não se lembra de nos dar um valente clister.
Glicínia Bendita
Desinfecta-me a marmita
terça-feira, 21 de abril de 2020
BENDITA, ESTA BICHEZA PÕE-ME AFLITA
Querido livrinho de recordações conturbadas,
Sou-te franca, esta bicheza mudou-nos um bocadinho. Cresceram-nos as pilosidades de tal forma que agora parecemos uma família de austrolopitecos. Caso não saibas os austrolopitecos são como os Flintstones mas mais peludos. Ontem o meu miro, tadinho, tropeçou na barba e foi bater de frente contra o cartaz do "vai ficar tudo bem" que tinhamos na varanda. Por acaso o cartaz não ficou nada bem e o miro entalou a cabeça nas grades. Para disfarçar cantou o Sole mio e recebeu semelhante salva de palmas da vizinhança que hoje já ensaiou uma musiquinha do tony carreira para cantar mais logo. Vai ser acompanhado pelo mirinho no bombo, pela mãezinha na placa a fazer de castanholas e pelo dick nos coros que ele é cão que uiva muito bem. Eu vou filmar tudo e a seguir mando para a televisão para aparecermos a botar figura que não somos menos do que os outros.
O desgraçado do bicho também nos pôs um bocadinho mais gordos. Eu bem tive a preocupação de fazer dieta à base de feijioadas, dobradas, rojões tenrinhos e tortas de noz mas não adiantou. Ainda julguei que as valentes bagaceiras que deitamos abaixo, dick incluído, ajudassem a esmoer mas nem assim. De maneira que estamos um bocadinho inchados, é certo, mas nada que se pareça com os senhores que mandam na luz e nos supermercados. Esses também não estão a fazer nenhum e ainda por cima são obrigados a distribuir lucros entre eles. Tadinhos, devem estar como chibos.
Este estupor de bicho obriga-nos a sacrifícios dos grandes mas tem de ser. O problema é que há sempre quem não faça caso e, vê lá tu, até queira comemorar o 25 de Abril. Mais ajuntamentos para quê? Só se for para passarem a fazer parte da lista dos recuperados à moda do Chile. Razão tem o sr dr chico do cds que, não desfazendo, é uma sumidade. Tem tanta inteligência que quando começa a pensar até se lhe esbugalham os olhinhos. O sr dr já disse que não vai às comemorações e nós também não. Nesse dia vamos mas é para a marginal ver o mar para evitar ajuntamentos, pois claro.
Agora vou ficar por aqui porque começou a telescola e tenho de ir acordar o meu mirinho que, não desfazendo, é o nosso orgulho. Ainda só tem 23 aninhos e já está no nono ano. Pela quinta vez. Nós estamos convencidos de que se ele continuar por este caminho ainda vai chegar a deputado ou a comentador da cmtv ou, melhor ainda, às duas coisas juntas.
Glicínia Bendita
Esta bicheza põe-me aflita
terça-feira, 14 de abril de 2020
BENDITA, BICHEZA MALDITA
Querido livrinho de recordações conturbadas,
Por esta é que eu não esperava. Ao fim de tantos dias enfiados em casa para não deixarmos entrar o bicho, vai-se a ver, entrou-nos a depressão.
Começou com a vizinhança a pedir-nos o dick emprestado para ir à rua sem ser incomodada. Nós fizemos a franqueza mas, como no prédio somos 127 e ninguém tem cão, o dick passou a ir à rua 12 vezes por dia e 6 por noite. Ele, tadinho, já olhava para nós com olhinhos de quem não tinha mais nenhuma necessidade para fazer, mas lá ia. Segue-se que ficou tão saturadinho da rua que um dia algemou-se à casota. O meu miro teve de o desprender para o emprestarmos aos vizinhos do 12° traseiras que foram passar uns dias ao Algarve e precisavam dele para ir à praia. Ainda bem que foi porque estava mesmo a precisar de um bocadinho de iodo.
Quem também está mal é o meu mirinho. Já tinha tudo preparado para ir nesta Páscoa na viagem de finalistas a Formentera e o diabo do bicho não deixou. Ele, tadinho, com esta já era a terceira vez que ia e sempre correu tudo bem. Da primeira vez ficou em segundo lugar no concurso de shots e ao fim de 3 dias já tinha saído do coma alcoólico. É dos rijos. Da segunda vez teve uma menção honrosa nos saltos da varanda do hotel para a piscina; o saltinho foi muito bonito mas como caiu no empedrado não subiu ao pódio. Também não podia porque partiu as duas perninhas, os dois bracinhos e andou 3 meses a assobiar pelo nariz.
A mãezinha também não está nada bem. Com medo do bicho enfiou uma televisão velha na cabeça para se proteger. Por acaso até ficou parecida com a RTP memória mas o problema é que agora não lhe sai. Isto das pessoas se agarrarem demais à televisão é no que dá. Segue-se que só tem comido sopa que lhe damos pela antena, enquanto não arranjamos um pézinho de cabra para a desentalar.
O meu miro, esse está de rastos. Ele que estava sempre agarrado ao teletrabalho e não é que o computador se foi avariar? Ainda por cima numa altura em que conferia com muita atenção as encomendas do seu maior fornecedor. Acho que se chama pornhub, não sei bem.
Eu própria me sentia triste mas, antes de ontem, dei uma fugida a beijar a cruz num compasso que estava escondido atrás duma moita aqui perto e já me sinto outra. Lá diz o velho ditado, em tempos de pandemia um beijinho na fé é uma alegria.
Glicínia Bendita
Ai que bicheza maldita
AFUNDO PERDIDO
É inadmissível! Os apoios que o governo criou não servem a ninguém e muito menos aos pequenos empresários como eu que só tenho 300 e tal colaboradores. Pago a todos excelentes salários mínimos excepto aos 50 estagiários que trabalham como os outros mas, como é para aprender, não é justo que recebam. Não lhes falto com nada desde que eles cumpram as 12 horinhas de trabalho por dia e elas não fiquem grávidas. Todos os meses elejo o colaborador do mês e para o premiar faço-lhe um discurso cheio de elogios e até lhe dou um abraço forte que ele fica todo contente. De longe a longe chego a perder a cabeça e lá passo um a efectivo. Sou, portanto, um patrão exemplar mas agora que tudo mudou pergunto, como é que vou pagar os salários? Com empréstimos? Nem pensem nisso. Ou vem dinheiro a fundo perdido ou, claro está, não me resta outra solução senão despedir. Ou alguém está à espera que me desfaça do meu porschezito cayenne ou da casinha de férias com piscina que tenho no Algarve, donde vos estou a falar? Era o que faltava.
quarta-feira, 8 de abril de 2020
É UM ESTANTE...
A ber se nos entendemos, de repente toda a gente manda postas de pescada sobre a vicheza na trebisão e pa fazer de conta que são entendidos aparece com as estantes cheios de livros atrás. Ora eu tamvém quero mandar umas vitaitadas mas, como não tenho mai nada, bou botar na estante a minha colecção da gina, primeira e segunda edições, do weekend sex, até ao número 727, da tânia até ao número 69 e do playboy edição de luxe, que me perpecinaram muitas alegrias na adolescência e, per acaso, nos tempos que correm, boltaram a perpecinar.
Já tenho o skype averto e fico à espera da ligação.
Brigades
Zeca esgana
domingo, 5 de abril de 2020
RAP DAS MÃOZINHAS
Perdi toda a alegria
É tão grande o meu penar
Por causa da pandemia
Tenho de vos afastar
Yo, yo, este corona
Não nos deixa vir à tona
Há um medo que me invade
Nestes dias tão ingratos
Lavo-vos com tal vontade
Pareço pôncio pilatos
Yo, yo, este corona
Não nos deixa vir à tona
Toco aqui e vou lavar
Toco ali e desinfecto
Mas não posso confiar
Não vos posso ter por perto
Yo, yo, este corona
Não nos deixa vir à tona
Lavo o médio e o mindinho
O anelar e o indicador
E o polegar é com carinho
Que esfrego até causar dor
Yo, yo, este corona
Não nos deixa vir à tona
Tanto aprumo na limpeza
Ainda que assim não pareça
Não faz bem, tenho a certeza
Nem à pele nem à cabeça
Yo, yo, este corona
Não nos deixa vir à tona
Vivo preso a esta desdita
Não sei que mal é que fiz
Ai que tortura maldita
A comichão no nariz
Yo, yo, este corona
Não nos deixa vir à tona
A culpa é toda do bicho
Que me cria a obsessão
Olho para vós, vejo lixo
Mais do que na televisão
Yo, yo, este corona
Não nos deixa vir à tona
quinta-feira, 2 de abril de 2020
BENDITA CONTRA A DESDITA
Querido livrinho de recordações conturbadas:
Ora cá estou eu outra vez. Onte aproveitamos a fase da mitigação e saímos para comprar umas coisitas. Já sei que vais dizer que não devíamos ter ido os 5 na furgola mas, sabes livrinho, experimenta enfiar-te nas estantes que se vêem na casa dos comentadores da televisão durante 20 dias seguidos e vais ver como ficas. Segue-se que lá fomos todos contentes até que um senhor agente da autoridade nos mandou parar para perguntar onde era a ida. Antes que ele começasse, acertei uma cotovelada no fígado da mãezinha que quando ele acabou a pergunta já a mãezinha estava a revirar os olhos e a borbulhar pela boca com fartura. Respondemos que a mãezinha estava com um bocadinho de espondilose e íamos levá-la ao hospital. O sr guarda aceitou logo a resposta mas perguntou por que é que o dick se estava a rir. Aí, claro, tivemos de lhe dizer a verdade; respondemos que o nosso cão vê os programinhas todos do sr. fernando rocha e depois passa a vida a lembrar-se das anedotas. O sr agente disse que também era um fiel admirador do sr fernando e até perguntou se sabíamos aquela do automobilista que queria enganar um polícia. Por acaso nenhum de nós sabia tirando o dick que se escangalhou a rir. Quando chegamos ao supermercado estava à pinha porque o dono deixa entrar toda a gente. Há quem diga que é para ganhar quanto pode mas não, é porque que tem bom coração e sabe que o povo anda aflitinho. Bem haja. Segue-se que o meu miro comprou meio boi partido em 4. Ele queria comprar o boizinho inteiro mas eu não deixei porque não cabia na geleira. O meu mirinho, esse comprou 25 grades de cerveja, 45 hambúrgueres congelados e uma passadeira eléctrica para perder peso. Eu aproveitei e comprei tudo o que estava em promoção mas não trouxe nem um rolo de papel higiénico que a gente deve saber dar o exemplo. A mãezinha comprou meia dúzia de pacotes de chá para o fígado. Deve ter sido da cotovelada, não sei. Álcool é que só trouxemos um frasco que, por acaso, estava no carrinho do senhor do lado que começou logo a mandar vir todo aborrecido. Vê-se bem que é daqueles que não gosta de ajudar os outros. Cá para mim deve ser holandês ou assim.
No regresso a casa a mãezinha pôs-se com umas caretas a fazer lembrar o sr dr marques mendes e nós até pensamos que lhe tinha dado uma trombozezinha mas afinal era só comichão no nariz. Como agora não podemos botar as mãos na cara pedimos ao dick que esfregasse as patas na penca da mãezinha e pronto. É que está cientificamente comprovado que os animais não nos passam a bicheza. Ou, pelo menos, é o que dizem.
Até ao meu regresso.
Glicínia Bendita
A lutar contra a desdita
Subscrever:
Mensagens (Atom)