domingo, 8 de setembro de 2013

EU JOVELINA, SOU UMA MINA


Cessinho Filho,

Espero que continues de boa andadura que ainda tens muito que palmilhar.

Desta vez tenho uma notícia sobre o triste para te dar. O teu paizinho acamou, quer-se dizer, foi acamado e está de todo. Passo a expôr: a semana passada foro as festas de Afanães em honra da nossa senhora da saúde. São umas ricas festas, que dão muito ser à nossa terra. Correram que foi um consolo, tirando a procissão. Estava um calor desgraçado e era assim de povo. Quando a procissão saiu, o Quim sacristão viu a Micas gorda na assistência e ficou baralhado das ideias. Segue-se que, em vez de botar no altifalante da torre sineira o "avé maria", botou o "quero cheirar teu bacalhau, maria". Por acaso até não foi confusão por aí além, porque tanto uma como outra tem a maria. O problema foi o home da micas. Ia ao lado do paizinho a alancar com o andor da nossa senhora, não gostou, largou o andor e foi-se ao Quim. Valeu o Sr. abade que levava o incenso ao dependuro. Mal viu o home da micas a correr para o sacristão, levantou o incenso, rodopiou três vezes e mandou-lo à testa que foi um mimo. O home da micas não caiu, mas começou a fazer um discurso à presidente da República, só que com mais espuma nos cantos da boca. No fim ninguém percebeu nada mas, mesmo assim ,teve uma ovação em cheio. Até o Quim e a Micas batero palmas. O maior problema foi o paizinho. Quando o home da micas largou o andor, a nossa senhora da saúde veio por ali abaixo e atracou-o. O paizinho ficou preso e começou a gritar:
- Ó da guarda! Ó da guarda!
Gritou tão alto que o cavalo da GNR assustou-se. Segue-se que desalancou o guarda, daqueles que uso uma vassoura atrás do capacete, que foi aterrar direitinho em cima do paizinho. E ainda dizem que a guarda demora a vir quando é chamada. Para piorar, uma estepor pôs-se a dizer que a culpa era toda da Micas e a Micas agarrou-se-le aos cabelos. Sei dizer que rebentou semelhante sessão de pinhanha, que até os anjinhos andaro por o ar. Nessa mesma tarde foram presentes a tribunal cinco anjinhos, incluíndo o avô Epifâneo, que teve de fazer de anjinho por falta de crianças, um S. João Baptista que enfiou uma pera no Senhor dos Passos e dois franciscanos. que andaram a puxar o fio um ao outro. De testemunhas foro os três pastorinhos, mas dissero que não viro nada. Pudera, se eles tivesse visto era milagre. O paizinho, esse ficou tão espalmado que agora parece uma solha, com os olhinhos sempre a olhar para o mesmo lado. Por sorte é para o lado onde está o bombo. Tenho-le dado aguardente com fartura para le chupar o pisado e ele não se tem importado por aí além. Vê lá tu, tão devoto da senhora da saúde e foi ela quem o botou de cama.

Mas não te preocupes; à velocidade que a aguardente le está a chupar o pisado, não tarda está outra vez a desancar no bombo com alegria e bravura.

Fico à espera dos teus beijos. Até lá recebe os meus, desta tua mãe que se assina,
Jovelina

Sem comentários:

Enviar um comentário