quarta-feira, 4 de setembro de 2013

EU ABCESSO, NÃO TROPEÇO


Querida Mãezinha,

Que um manto de beijos te cubra e, bem assim, ao paizinho, à restante família e a Afanães em geral. Guardo-vos a todos no coração, cada vez mais ateroscleroso de saudades.

Antes de mais, pretendo informar-te de que já não sou cabeleireiro. O Bi chegou ao fim do mês e quis pagar-me em géneros. Eu, sinceramente, achei curto e, modéstia à parte, julgo poder alcandorar-me a coisas maiores.
Senhor de um espiríto assaz pertinente e proficuamente adequado a quem persegue um lugar ao Sol, empreendi uma nova colocação profissional. Desta vez num serviço de reclamações. O estimado colega que me ministrou a formação, iniciou por me incutir o lema maior da repartição:

SE FOR URGENTE TEM TEMPO, SE FOR MUITO URGENTE ESPERA-SE QUE PASSE A URGENTE.

A segunda lição versou sobre a operativa organizacional. Transmitiu-me que deveríamos recepcionar todas as reclamações e colocá-las numa pasta com o título ASSUNTOS A TRATAR HOJE. Tal pasta situava-se mesmo ao lado de outra que tinha por título ASSUNTOS A TRATAR AMANHÃ. Assegurada esta tarefa, sentavamo-nos, cada um em sua secretária e entabulávamos amenas cavaqueiras, líamos o jornal ou degustavamos café, com intervalos de meia hora. Regra muito importante; no final do dia, passávamos todos os documentos que se encontravam na pasta dos ASSUNTOS A TRATAR HOJE para a dos ASSUNTOS A TRATAR AMANHÃ. No dia seguinte voltávamos a transferi-los para a pasta dos ASSUNTOS A TRATAR HOJE, mantendo assim o serviço aprumado e sempre em dia. Posso assegurar-te que o trabalho corria fluente e sem desgaste cerebral ou outro.

Sucede, porém, Mãezinha, que, levado pela argúcia que não deixarás de me reconhecer, entendi ir mais além e criei a pasta dos ASSUNTOS A TRATAR ONTEM. Completei na perfeição o círcuito organizativo com o ONTEM, o HOJE e o AMANHÃ. Passei a recepcionar todos os documentos na pasta dos ASSUNTOS A TRATAR HOJE e no final do dia transferia-os para a pasta dos ASSUNTOS A TRATAR AMANHÃ, conforme me tinha sido leccionado. No dia seguinte, transferia-os para a pasta dos ASSUNTOS A TRATAR ONTEM. Os mais urgentes, passava-os para a pasta dos ASSUNTOS A TRATAR HOJE e os menos urgentes ficavam a aguardar vez na pasta dos ASSUNTOS A TRATAR ONTEM. Só os mudava para a pasta dos ASSUNTOS A TRATAR HOJE, depois de transferir os urgentes para a pasta dos ASSUNTOS A TRATAR AMANHÃ.

Posso afiançar-te, Mãezinha, que o exercício da função jamais conheceu níveis tão elevados de desenvoltura. Por isso, é com indisfarçável orgulho, que afirmo, perante ti, que fiz a diferença. E que diferença. Vê tu que um dia, passou pela repartição um director que denotou tal satisfação pelo meu desempenho que me concedeu logo uma folga. E sem prazo. Nos dias que correm, em que tudo é a prazo, tal atitude foi bem demonstrativa do seu apreço. E de tal forma reconheceu a minha obra que até me disse: - Vai mas é para as obras!

Não coube em mim de contente. Só passei a caber quando o indicado director me endossou as pastas à caixa craniana, com certeira pontaria. Cheguei a pensar que o pobre senhor padeceria de bipolaridade mas, só depois, descobri que não. Sem saber, havia-lhe copiado o método de trabalho, motivo pelo qual não apreciou o meu involuntário plágio.

Pelo exposto e, como terás já certamente depreendido, necessito que me remetas mais um garrafãzinho de aguardente. É que a avaliar pela proeminência dos talos, não tardará e começarão a cantar os galos.

Recebe beijos deste teu filho galado,
Abcesso Inocêncio Truncado

Sem comentários:

Enviar um comentário