quarta-feira, 17 de outubro de 2012

ACELARA, TOINO


Pois é meus amigos, isto da memória não pára de trazer lembranças à ideia. Ainda há bocado fui à garage buscar batatas e lembrei-me do joaninha. Aquilo sim, é que era um carro espaçoso. Cabia lá tudo. Eu mais o meu toino à frente e o nero atrás. Do lado de fora. Ia agarrado à matrícula e de longe até parecia um pneu sobresselente. Fizemos a rodage quando fomos a peidezelo assistir às eleições prá associação recreatiba "Os unidos à pipa ". Por acaso num correu lá munto bem. Logo no começo apanhamos uma camineta da carreira pela frente. O toino a querer puxar pela máquina e a camineta a 25 à hora e a botar fumo por quantas tinha. Nas subidas reduzia para 15 e botaba ainda mais fumo. O toino meteu um cartucho do antonio mafra para desanubiar mas, ás tantas, botou a cabeça de fora e começou a falar pá mãe do motorista. Debe-le ter dado o sono e foi a mãe pó bolante, num sei. Estaba o toino ca cabeça de fora e de repente beio um túnel. Sei dizer cu toino entrou lourinho e saiu preto. Eu ainda le disse cu fazia mais nobo mas ele num me oubiu e pôs-se a dar cabeçadas no belante. Concerteza que foi para acumpanhar o ritmo do antónio mafra. Eu até botei o rádio mais alto pá ajudar. Ao fim de munto tempo o toino lá arranjou uma nesga e passou a camineta. A seguir deu-se-le uma aflição bexigueira e tibemos de parar para ele alibiar águas. Alibiado ficou, mas a  camineta boltou a passar à frente. O toino colou-se à camineta e botou uma mão de fora cum dedo esticado. Só depois é que percebi. Estaba a ber para que lado sopraba o bento antes de ultrapassar. Mal conseguiu deu um berro dos grandes e pôs-se a arrancar os pêlos do bigode. Num sei se foi comichão se foi de ber outra camineta à nossa frente. Desta bez era de mercadorias. O toino num conseguiu passar e foi o resto do caminho a falar de carbalhos. Por acaso ele sempre apreciou munto a natureza. Quando chegámos, já a botação tinha acabado. Os amigos do toino pregaram-lhe a partida e botaram todos nele. Resultado, o toino foi para presidente e até tebe de fazer um discurso de improbiso. Por acaso estebe bem porque boltou ao tema dos carbalhos e toda a gente acumpanhou. No fim  ainda arrotou com as despesas dos comes e bebes sem ter potiscado néstes. À binda correu milhor mas quando chigamos a casa demos fé que nos tinhamos esquecido do estepor do nero. Tibemos de boltar para trás e pumba, apanhámos outra bez as caminetas.
O meu toino ficou presidente muntos e muntos anos. Fartou-se de fazer asneiras para ber se o botabam fora, mas nem assim. Ele há coisas que a gente num percebe nem que as ponham de pernas pró ar, num é ?

Agora ide para dentro ber as notícas, que enquanto eu estibe a falar já debemos ter ficado todos mais pobres.

Recebei beijos sem impostos desta bossa Olímpia.

Sem comentários:

Enviar um comentário