Especialista!
Foi a minha resposta quando, em gaiato, me perguntaram o que queria ser assim que chegasse a grande. Nem cuidei de tirar dividendos do espanto que, à data, inculquei em ouvidos adultos, arrebatado que estava a projectar o sucesso da minha futura especialização. Chegado a grande, porém, percebi que me encontrava perante um grande problema; nascera num país onde todos tinham dado, em gaiatos, a mesma resposta que eu dera à dita pergunta.
Num repente vi-me cercado por virologistas, epidemiologistas e almirantistas, demagogistas, enrolamantistas e vigaristas, abusadoristas, obscurantistas e pedofilistas, pénaltistas, fora-de-joguistas e chuteiristas, coscuvilhistas, fazdecontistas e intriguistas, belicistas e natistas, arruaceiristas e moralistas mijaforadopeniquistas.
Sem possibilidade de escolha, agarrei-me às sobras e especializei-me em greves de fome ou, se quiserem, passei a grevefomista.
Após prolongadas investigações cheguei à evidência de que, por cá, as greves de fome não eram demoradas, bem pelo contrário. Ao fim de poucos dias o grevista já degustava suculentos rojões à moda do Minho, acolitados pela consistência fumegante do arroz de sarrabulho, generosos cozidos com todos ou avantajadas dobradas transmontanas.Tudo sequenciado pelas conventuais guloseimas, do pudim abade de priscos à encharcada de ovos e rematado ao final por café 3/4 com cheirinho de vetusta bagaceira para auxilio ao esforço digestivo. Um destes grevistas chegou mesmo a encurtar a duração da luta a menos de um dia, iniciando a greve de fome a seguir ao almoço e terminando-a antes do lanche, a tempo, pois, de aconchegar duas roliças sandes e um copo de espadal fresquinho no incontornável xico dos presuntos, ali para os lados do Heroísmo. E antes do relógio bater o ferro das 17h.
Tão efémera base de estudo obriga-me a enveredar por nova especialização mas, desta feita, por uma que me conceda mais substracto analítico, que é como quem diz, maior tempo de antena. Não é pois de admirar que, a breve trecho, aqui possa retornar para comentar o impacto da recente isenção do iva no custo de vida, mas já na qualidade de especialista em preços ou, se se quiser, como precista. Ou muito me engano ou é especialização para durar por muitas e boas promoções merceeiras.
Sem comentários:
Enviar um comentário